×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 880
Menu

História do Município

O povoado

O novo povoado nasceu a 12 km da lendária Santiago de Xeres, porto fluvial fundamental para o desenvolvimento da região e 180 km acima da confluência dos rios Aquidauana e Miranda. Em razão da Guerra do Paraguai, seus primeiros povoadores foram os soldados imperiais que participaram da mesma e que acabaram se estabelecendo ali depois do fim do conflito, ocupando as terras existentes entre o rio Negro e Aquidauana.

A Fundação

Fundada em 15 de agosto de 1892, às margens do rio Moboteteu, atual rio Aquidauana, foi implantada por uma comitiva composta pelo major Teodoro Rondon e pelos coronéis João d'Almeida Castro, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa e Manuel Antônio Paes de Barros, além de fazendeiros e moradores da vila de Miranda. Teodoro Rondon também foi o primeiro professor da primeira escola da cidade, criada em 1894. Foi elevada a distrito pela lei número 467, de 18 de dezembro de 1906 e o município foi criado pela lei número 772, de 16 de julho de 1918 desmembrado de Miranda.

O Desenvolvimento

Com a chegada dos trilhos da ferrovia, Aquidauana iniciou um acelerado processo de desenvolvimento. Com isso foi por alguns anos a cidade mais desenvolvida do sul do antigo Mato Grosso.

Depois que houve a instalação das ferrovias, tornou-se uma cidade mais aberta e receptiva e com um grande mercado de trabalho para as pessoas que vinham de outras regiões e se estabeleciam ali. Mas em 1917 as oficinas acabaram sendo transferidas para Três Lagoas, o que fez a cidade declinar como centro ferroviário.

Aquidauana também foi o primeiro município do antigo Mato Grosso a possuir serviço de energia elétrica, inaugurado em maio de 1928, além do primeiro cinema com tela panorâmica. Em 1948 tornou-se cidade e em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Topônimo

O nome Aquidauana é de origem indígena (idioma Guaicuru) e significa "Rio Estreito".

voltar ao topo

CENTRAL DE ATENDIMENTO

  • Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição, 85, Aquidauana-MS
  • Horário de Atendimento - 2ª a 6ª (8 às 12h)
  • Sessão Plenário - Todas as 3ª feiras (19h)
  • Email de Contato - ouvidoria@cmaquidauana.ms.gov.br
  • Telefone & Expediente - (67) 3241-4350