Título de Cidadão Aquidauanense é entregue durante Sessão Solene

06/08/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 5276

Compartilhe:

Como parte das festividades dos 130 anos de Aquidauana, o Poder Legislativo realizou na última quinta-feira (04) Sessão Solene de Outorga do Título de “Cidadão Aquidauanense” a cidadãos e personalidades não nascidos em Aquidauana, mas que ao longo dos anos prestaram relevantes serviços ao município. 

 A concessão do título de Cidadão e Cidadã pela Câmara de Aquidauana foi votado e aprovado durante Sessão Legislativa no Plenário Estevão Alves Corrêa pelos vereadores, Wezer Lucarelli (Presidente), Everton Romero (Vice-presidente), Sargento Cruz (1º Secretário), Professor Clériton Alvarenga (2º Secretário), Chico Tavares, Humberto Torres, Marquinhos Taxista, Nilson Pontim, Reinaldo Kastanha, Sebastiãozinho do Taboco, Tião Melo, Valter Neves e Anderson Meireles.

A Sessão Solene foi prestigiada foi prestigiada pelo prefeito Odilon Ribeiro acompanhado da primeira-dama Maria Eliza Ribeiro, Tenente coronel Marcelo Santos do Amaral comandante do CPA 3, Tenente Coronel Daniel Elias dos Santos comandante do 7º Batalhão de Policia Militar de Aquidauana, Paulo Ricardo Chedid presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, ex-vereador Cláudio Alviço diretor do Estabelecimento Penal de Aquidauana, secretários municipais, vereador Manoel Luiz da Silva representando o presidente do Legislativo de Anastácio Ademir Alves, convidados, homenageados e seus familiares.  

Em seguida ao minuto de silêncio pelas vítimas da COVID-19 em Aquidauana e no Brasil, o pastor Lucas Laborde Herculano Machado vice-presidente da Associação de Ministros Evangélicos de Aquidauana (AMEA), pastor da Igreja El-Shadday e o padre Rodrigo de Castro, da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição –Padroeira de Aquidauana falaram de Deus, de esperança, fé, motivação e agradecimento. 

Após a entrega do título de Cidadão Aquidauanense a todos os homenageados, o professor Ernandes Peixoto falou em nome dos novos aquidauanenses em um momento de emoção e agradecimento pela honraria recebida. “Este Título de Cidadão Aquidauanense traz para nós mais deveres do que direitos e privilégios. Somos cidadãos de direito a partir de agora e devemos assumir a responsabilidade confiada em nós para a busca de dias melhores para essa querida e próspera cidade”, enfatizou Ernandes Peixoto que é o atual Secretário de Finanças da Prefeitura de Aquidauana.

O prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro usou da tribuna do Legislativo para saudar os homenageados e destacou a importância de cada um. “Eu considero vocês mais aquidauanenses do que nós que nascemos aqui, porque nascer em um determinado lugar é destino, mas escolher a cidade para morar é realmente algo pessoal. Eu fico feliz porque vocês retratam a história de Aquidauana. Essa miscigenação de pessoas que vieram para cá e construíram suas famílias ajudam a alavancar a trajetória de sucesso de nossa cidade”, destacou o chefe do executivo municipal.

Também durante a sua fala, o prefeito Odilon Ribeiro ressaltou a parceria de trabalho de sua gestão com a Câmara Municipal. “Destaco aqui o esforço que a Câmara tem feito para nos ajudar na administração da cidade. Hoje, o Poder Legislativo de Aquidauana é de uma grandeza, pois, nos auxilia devolvendo dinheiro do duodécimo que são aplicados em várias áreas importantes do município. Juntos vamos construindo uma Aquidauana muito melhor para se viver”.

Em nome da Câmara Municipal de Aquidauana, discursou o vereador Nilson Pontin, futuro presidente do Poder Legislativo já eleito para o biênio 2023/2024 ressaltando o momento festivo que a cidade vive ao completar 130 anos de fundação do Município. “Deixo aqui o meu respeito e abraço aos homenageados”.

O título de Cidadão Aquidauanense é um reconhecimento da importância de cada um de vocês, pela dedicação e contribuição nos mais diversos segmentos da sociedade e “dessa forma, participam ativamente do crescimento e desenvolvimento da nossa querida Aquidauana”, destacou o vereador Nilson Pontim.

 Finalizando a Sessão Solene, o presidente da Casa, Wezer Lucarelli enalteceu o momento de homenagens. “Hoje, nosso município vive uma situação diferente, o nosso povo está alegre. O Poder Legislativo abdicou de suas necessidades institucionais para ajudar a construir uma cidade exemplar. Agradeço a cada um de vocês e aos nossos homenageados que nesta noite são reconhecidos pelo trabalho e dedicação ao Município”, salientou o parlamentar. 

Recurso para o Hospital Regional de Aquidauana.

Durante a Sessão Solene o presidente do Poder Legislativo, vereador Wezer Alves Rodrigues Lucarelli fez a entrega de um cheque Simbólico no valor de meio milhão de reais para aquisição de camas e colchões para a unidade hospitalar. “O dinheiro é suficiente para trocar todas as camas antigas do hospital por outras automatizadas e de qualidade, propiciando mais conforto aos pacientes”, explicou o parlamentar.

É dinheiro do Legislativo (R$ 300 mil) sendo devolvido pelos vereadores para investimentos na Saúde e (R$ 200 mil) de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Vander Loubet. O recurso será aplicado pela Prefeitura de Aquidauana para atender ao Hospital Regional de Aquidauana e em outros serviços que beneficiem a população. O cheque foi recebido pelo prefeito Odilon Ribeiro e a diretora do Hospital de Aquidauana Claudia Nascimento.

Homenageados

Nessa noite de homenagem 23 personalidades receberam o Título de Cidadã ou Cidadão Aquidauanense, uma honraria que escreve o nome de cada um no livro da história de Aquidauana que no próximo dia 15 de agosto completa 130 anos de fundação. 

Confira a relação e o vereador proponente da justa homenagem.

Vereador Wezer Lucarelli homenageou Ernandes Peixoto de Miranda e José Gomes de Melo Neto
Vereador Everton Romero homenageou Arlindo Cristóvão Pinto e Albertino Gonçalves de Arruda
Vereador Sargento Cruz homenageou André Fraga Rueda e Silvio Sebastião de Almeida
Vereador Cleriton Alvarenga Ferreira homenageou Fernando da Silva Saggiorato e Ramão Brites
Vereador Nilson Pontim homenageou Zeony Cândido Martins e Expedito Nogueira Damasceno
Vereador Reinaldo Kastanha - homenageou Elcy Franco da Cruz e Daniela Lima de Souza Chedid
Vereador Humberto Torres homenageou Mayara Firmo Martins e Clóvis Pacheco
Vereador Chico Tavares homenageou Vicente Elizeu Noia de Araújo 
Vereador Marquinhos Taxista homenageou Walter Antônio Cândido e Fernanda do Amaral Pereira Pinto
Vereador Sebastião Rodrigues dos Santos homenageou Jessica dos Santos Zanesco
Vereador Tião Melo homenageou Lucas Alves Nogueira e Doralice Gonçalves dos Santos Lipu
Vereador Valter Neves homenageou Marluce Martins Garcia Luglio e  Aud de Oliveira Chaves
Vereador Anderson Meireles homenageou Sergio Hiroshi Yamada e Wilson de Carvalho Dias
 
Durante a sessão foi entregue Título de Cidadã Aquidauanense à Janete Aparecida Mianuti e título de Cidadão Aquidauanense à Francisco Tavares Câmara. A honraria foi concedida no ano passado e entregue nessa data.