Humberto e Cruz homenageiam comandante da PMA com Moção de Aplauso

10/08/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 5305

Compartilhe:

Os vereadores Humberto Torres (PSDB) e Sargento Cruz (MDB) apresentaram na Sessão Legislativa de terça-feira (09) uma Moção de Aplauso ao 1º Tenente PM Anderson Abraão Elias de Oliveira - Comandante do Segundo Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Aquidauana, pelo excelente e relevante trabalho, grande profissionalismo ao proteger a vida de uma família, e de uma animal que estava sendo maltratado durante discussão acalorada em via púbica.  

Segundo narrou o parlamentar Humberto Torres na apresentação da Moção de Aplauso, o tenente Anderson Abraão Elias de Oliveira, no momento em que retornava da igreja em seu dia de folga ouviu gritos de pessoas em tom de desentendimento e discussão acalorada, ao passar pelo trilho na Rua Estevão Alves Correa.

O policial parou o carro percebendo que a pessoa do outro lado da rua ameaçava vir em direção a um veículo Corola, proferindo palavras de baixo calão, em tom ameaçador, gerando intensa discussão; momento em que o condutor do Corola, pediu ajuda, pois estava acompanhado dos filhos que entraram em pânico ao presenciar uma cena de maus tratos a um animal e ameaça.  

Ao intervir para evitar o espancamento do animal o motorista acabou sendo ameaçado e se afastou do local para não ser agredido. Na esquina ele reconheceu o comandante da PMA e pediu ajuda, alertando que o desconhecido estava espancando o cachorro, o que deixou as crianças assustadas com a cena.

O tenente PMA Anderson Elias se deslocou até o local dos fatos e interpelou o autor da agressão contra o animal. “Acabou sendo recebido com afrontas, e sinais de extremo desequilíbrio”.

Percebendo que o homem estava extremamente alterado, agressivo, por ser questionado sobre o espancamento do cachorro, o tenente PMA Anderson Elias para se defender precisou sacar da arma se identificando como policial militar e dando voz de prisão ao autor da infração e das ameaças.

Mesmo assim o autor, ainda proferiu palavras de baixo calão e tentou agredir o policial. Próximo da Casas Pernambucana uma outra pessoa se envolveu no fato tentando evitar a prisão do autor das agressões ao animal. “Essa pessoa saiu em defesa do autor e também proferiu palavras de baixo calão contra o PMA”.

A situação foi controlada com a chegada de uma equipe da polícia, pois o autor das agressões e ameaças foi detido em fragrante sendo conduzido a Delegacia de Polícia Civil pela prática de maus tratos, desacato e desobediência.

Os vereadores Humberto Torres e Sargento Cruz explicam que a ação do oficial da PMA Anderson Elias foi fundamental no sentido de defender a integridade física da família que testemunhou a agressão ao cachorro e também fazer cessar o espancamento do animal. “Embora de folga o policial militar ambiental não fugiu de suas responsabilidades funcionais e demonstrou experiência e coragem, sobretudo, preservando a integridade física do infrator que ainda buscou associar-se a um comparsa a fim de impedir a prisão e condução do elemento até a DP de Aquidauana”.

Diante dos fatos, tais ações são extremamente positivas, emanadas de grande profissionalismo, de modo a obter grande repercussão nos veículos de comunicação municipal e estadual, sobretudo, pelo fato de preservar a vida da família, bem como, demonstrando senso de humanidade abdicando do disparo para preservar a vida do autor, embora estivesse em perigo, colocando em risco a sua própria vida. “São estes os motivos que nos fazem reconhecer o excelente trabalho dispensado pelo tenente, que não teve alternativas a não ser servir a sociedade aquidauanense, preservar vidas, obtendo um desfecho favorável, demonstrando imediato cuidado com a vida da família e do animal maltratado”, justificaram os autores da Moção de Aplauso que logo após votada e aprovada foi entregue ao 1º Tenente PM Anderson Abraão Elias de Oliveira - Comandante do Segundo Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Aquidauana.